Marketing digital vale a pena?

A resposta dessa pergunta é meio óbvia, clichê e sem enrolação.

A resposta é sim, vale muito a pena. No cenário atual é extremamente difícil sobreviver sem utilizar o marketing digital, mas calma, marketing digital não se resume a rede social e muito menos é o mais importante na sua empresa. Fica comigo que vou abordar esse assunto de forma mais profunda e polêmica.

Marketing digital vale a pena?
Marketing digital vale a pena?

Por conta do próprio marketing digital, novas profissões foram criadas, principalmente na área de rede social pela falsa “facilidade” de aprendizado, já que qualquer um tem acesso a elas. 

Com acesso a criação de cursos online mais acessíveis, ocorreu um crescimento desordenado, muitas empresas/pessoas despejaram conteúdos relacionados a rede social por vários canais, com intuito de vender seus cursos ou serviços e o marketing digital ficou fortemente associado a rede social.

Rede social é importante, sim, bastante, porém é apenas um dos canais, sem contar que se utilizado fora de uma estratégia e planejamento com outros canais, pode ter efeito até mesmo negativo.

Senhor frustrado olhando para o notebook.
Senhor frustrado olhando para o notebook.

Vou te dar um breve exemplo, você investe nas redes sociais, inclusive em anúncios, mas quando o possível cliente entra no seu site, não realiza a compra por alguma falha. Se você tivesse que escolher, o que acharia mais importante, ter uma rede social boa ou um site que converte? Essa pergunta não tem uma resposta certa, sem uma análise do seu público e serviço.

Imagina que seu ar-condicionado apresentou defeito, onde você buscaria uma empresa para resolver seu problema?

A maioria das pessoas recorrem ao google e ainda tem pessoas que vão pesquisar no YouTube sobre o defeito para tentar resolver sozinho.

Homem tentando consertar ar condicionado.
Homem tentando consertar ar condicionado.

“Mas Raphael, se a pessoa quiser resolver seu problema sozinha, como vou vender meu serviço para ela?” Se for algum defeito que necessite de ferramentas específicas, mas a pessoa encontra um vídeo no YouTube da sua empresa, explicando o problema de forma bem técnica, profissional e no final informa os canais para contato, para qual empresa essa pessoa vai recorrer?

“E se for um problema simples e a pessoa resolver?” Ótimo, você já criou um relacionamento de confiança entre sua empresa e seu cliente, na primeira oportunidade que ele tiver vai contatar sua empresa, sem contar nas indicações que ela vai fazer. 

Agora de nada adianta o marketing digital, se seu produto/serviço é ruim. Não apenas ruim na qualidade. Você pode fabricar uma camiseta de extrema qualidade, com um tecido bom, que não esquenta, se for vender no Alasca, seu produto é ruim para o público! 

Mão desenhando estratégias de marketing digital.
Mão desenhando estratégias de marketing digital.

Para finalizar, marketing digital (não só rede social) é essencial para o crescimento e diria até sobrevivência do seu negócio, mas sua empresa precisa estar estruturada para esse crescimento.

Imagina em uma campanha de marketing digital, atingir 1000 pessoas e 100 entrarem em contato com a empresa, sua empresa estaria preparada para uma situação semelhante?

Agora imagina 100 pessoas insatisfeitas comentando nas suas publicações nas redes sociais? Estruture sua empresa e utilize as técnicas do marketing digital de forma planejada, de acordo com seu negócio e o sucesso é garantido!

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