Guia de marketing fotográfico: as 10 principais dicas para fotógrafos

Quer aprimorar o marketing de fotografia? Saiba como obter mais clientes e promover seu negócio de fotografia com essas dicas de marketing para fotógrafos.

O marketing é fundamental para fotógrafos que desejam alcançar uma gama mais ampla de clientes, aumentar os ganhos e expandir seus negócios. De e-mail marketing e mídias sociais a SEO e otimização de sites, existem muitas formas diferentes de marketing que permitirão que os fotógrafos promovam seu trabalho e construam uma marca forte e reconhecível.

Como comercializar um negócio de fotografia

Seja você um fotógrafo experiente ou apenas começando no jogo da fotografia, montamos um guia com 10 dicas de marketing para fotógrafos para ajudá-lo a colocar seu trabalho lá. Vamos lá!

1. Defina seu público-alvo

Identificar seu nicho é um ponto de partida inteligente para o marketing de fotografia. Identificar seu público-alvo ajudará você a desenvolver ideias que funcionarão para um determinado grupo de clientes e permitirá que você adapte sua estratégia para mantê-los engajados.

Por exemplo, se você se especializa em fotografia de alimentos, deve focar em cafés, restaurantes, revistas de culinária, blogs ou qualquer organização que precise de imagens de alta qualidade relacionadas a alimentos e bebidas. 

Considere grandes empresas, pequenas empresas locais, bem como clientes individuais. Você também pode ir além e segmentar seu público em categorias mais específicas com base em:

  • Localização
  • Renda
  • Especialização
  • Interesses

Não existe um método universal para categorizar seu nicho, pois tudo depende de seus objetivos, habilidades e experiência. Ferramentas online como Google Analytics , Instagram e Facebook Business Page Insights podem facilitar a identificação e definição do seu público-alvo.

2. Crie um portfólio digital

O próximo passo é criar um portfólio digital . Nossa vida pessoal e profissional passou por mudanças significativas devido à pandemia de Covid-19, e a digitalização agora é uma obrigação. Ter um portfólio de fotografia apenas para impressão limita drasticamente o número de pessoas que podem vê-lo, e é por isso que é importante criar um portfólio digital de fácil acesso. 

Em primeiro lugar, certifique-se de que seu portfólio seja profissional e de alta qualidade. Para alguns clientes em potencial, esse ativo será a primeira impressão que eles terão do seu trabalho, portanto, certifique-se de que ele represente o que você pode fazer. 

Outro benefício de ter um portfólio digital é que você pode incluir mais exemplos do seu trabalho e apresentá-los de forma única para chamar a atenção dos clientes. Pode ser benéfico experimentar diferentes formatos e layouts e usar maquetes para destacar seu trabalho. 

3. Otimize seu site para SEO

O marketing de fotografia depende muito da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), que afeta diretamente o tráfego do site. Simplificando, os clientes em potencial não poderão encontrar você ou sua empresa on-line se seu portfólio de fotografia, site ou blog não for otimizado ou pesquisável. Aqui estão algumas maneiras de garantir que seu trabalho seja otimizado para SEO. 

Escolha as palavras-chave certas: considere que as palavras-chave são frases que as pessoas digitam no Google para encontrar você. Simplificando, incluir as palavras-chave corretas no conteúdo do site tornará seu trabalho mais fácil de encontrar. Ferramentas como Google Keyword Planner, Ahrefs, Semrush e Moz podem ajudá-lo a escolher as palavras-chave certas para o seu site. 

Otimize sua página : depois de selecionar as palavras-chave corretas, você precisa incluí-las nas páginas do seu site. A palavra-chave principal deve ser incluída no título H1, texto, meta descrição, URL e em todo o seu conteúdo. Se o seu site não incluir as palavras-chave corretas, o Google não conseguirá entender sobre o que é o seu site.

Compactar imagens: também é importante adicionar palavras-chave a todas as alt-tags e descrições em suas imagens. Certifique-se de compactar todos os arquivos visuais, pois o tempo de carregamento do seu site é afetado diretamente pelo tamanho das suas imagens. Uma boa regra geral é usar imagens menores que 500 KB. Se você precisa de um programa gratuito para compactar fotos, confira Caesium. Ou, se você estiver procurando por uma ferramenta capaz de compactar imagens em lote, experimente o FileOptimizer.

Adicione links: Ganhar links de fontes externas também é um importante fator de classificação. O Google rastreia milhões de sites todos os dias para avaliar cada link, portanto, quanto mais backlinks seu site receber, maior será a posição do Google.

Outro aspecto importante a considerar é a Autoridade de Domínio (DA). A parceria com empresas locais, influenciadores, blogueiros e outros criativos pode ajudar a aumentar a autoridade de seu domínio, além de estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos. 

4. Use o marketing de mídia social

A mídia social é considerada uma das formas mais eficazes de marketing, e sua natureza visual a torna o canal perfeito para mostrar a fotografia. Estabelecer uma presença online é fundamental para construir e expandir sua base de clientes, por isso é importante investir tempo em marketing de mídia social . Você pode usar suas páginas de mídia social como um portfólio publicando regularmente seus trabalhos recentes e incentivando seus seguidores a se envolverem. Também pode ajudar a comentar nas postagens de outras pessoas e interagir regularmente com seus colegas, clientes e parceiros em potencial.

Usar o Instagram Stories e o Instagram Live pode ser uma maneira eficaz de alcançar seguidores e manter sua marca em mente. Como esse conteúdo é efêmero, você pode tratá-lo como um canal personalizado para se comunicar com seus clientes e compartilhar atualizações. Se você construir relacionamentos leais com seu público em suas redes sociais, é provável que eles pensem em você para o próximo projeto.

Claro, postar constantemente novas fotos pode ser cansativo e demorado. Felizmente, existem ferramentas que você pode usar para criar e agendar seus posts e mantê-los bem organizados. Projete seu conteúdo com modelos de mídia social e, em seguida, use plataformas de gerenciamento de mídia social, como Buffer ou PIXBUF, para compartilhá-lo em suas redes sociais. 

5. Melhore suas conversões usando e-mail marketing

O marketing por e-mail pode servir a muitos propósitos – desde anunciar produtos e serviços e promover eventos futuros, até fornecer descontos e ofertas para clientes recorrentes. Aproximadamente 50% dos profissionais de marketing relatam que os boletins informativos por e-mail trazem o maior ROI, e estudos mostram que campanhas segmentadas podem aumentar a receita em até 760%. Além disso, 63% das pessoas afirmam que os e- mails de marketing afetam significativamente suas decisões de compra.

Hoje em dia, a personalização é uma estratégia obrigatória quando se trata de e-mail marketing. Algo tão simples como uma linha de assunto personalizada ou oferta de produto pode mostrar a seus clientes e clientes que eles são valorizados.

Aqui estão mais algumas dicas para otimizar seus e-mails:

  1. Peça aos clientes que incluam seu endereço de e-mail na lista de contatos deles ao se inscrever.
  2. Evite linhas de assunto prolixas.
  3. Evite escrever usando apenas letras maiúsculas. Além disso, você pode querer evitar palavras-chave como “100%”, “Clique aqui” ou “Gratuito” ou suas campanhas podem acabar na pasta de spam.
  4. Os e-mails devem ser 80% texto, 20% imagens. 
  5. Adicione um botão de cancelamento de assinatura visível a cada e-mail.

O uso de um software profissional de marketing por e-mail pode facilitar o contato mais rápido com os clientes e expandir sua lista de clientes em potencial. Esses programas geralmente contêm ferramentas para gerenciar contatos, realizar segmentação de email marketing e acompanhar a eficácia das campanhas de marketing. As opções mais ricas em recursos são Constant Contact, Drip e ActiveCampaign.

6. Aproveite a publicidade no Facebook

A publicidade no Facebook pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para o marketing de fotografia, pois permite segmentar dados demográficos específicos e estender seu alcance além de seus contatos conhecidos. Por exemplo, se você é um fotógrafo que opera em um determinado local, pode criar um filtro de anúncios para alcançar apenas empresas localizadas em sua área.

Isso é ótimo para a eficiência e para aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade. 

7. Desenvolva um Programa de Indicação para Atrair Novos Clientes

O marketing boca a boca talvez seja a maneira mais eficaz de expandir seus negócios – principalmente nas indústrias criativas. Criar um programa de referência pode ser uma ótima maneira de incentivar seus clientes a recomendar seus serviços. 

Oferecer descontos, sessões de fotos gratuitas ou outras vantagens para indicar clientes pode ser um bom motivador e é um pequeno investimento que será recompensado no futuro. Certifique-se de que os detalhes e o portfólio da sua empresa sejam facilmente acessíveis para que as pessoas possam compartilhar informações sobre seus serviços de fotografia.

Desenvolver um programa de referência funcional pode ser uma tarefa árdua sem o software certo. Os modelos de programa do Referral Factory Tool são adaptáveis ​​para muitos campos diferentes e estão disponíveis em 18 idiomas.

8. Organize um sorteio ou concurso

Organizar concursos e brindes nas mídias sociais pode ser uma maneira super eficaz de divulgar seu negócio de fotografia. Você pode gerar novos leads e aumentar o engajamento dando às pessoas um incentivo para compartilhar seu trabalho.  

O método mais simples de realizar um sorteio é pedir às pessoas que sigam sua página, compartilhem um post específico e marquem vários amigos para ter a chance de ganhar um prêmio. Em seguida, escolha aleatoriamente um vencedor e transmita ao vivo a fase de seleção. O principal aqui é selecionar um prêmio que atraia seu público – como uma sessão de fotos gratuita ou uma impressão exclusiva. 

9. Colabore com outros criativos

Em um campo criativo como a fotografia, construir uma rede forte é fundamental para construir sua base de clientes. Escolha se conectar com pessoas que não são concorrentes diretos, mas que complementam seus serviços. Procure serviços e negócios relevantes para os interesses ou estilo de vida do seu público-alvo – fornecedores, restaurantes, hotéis, estúdios fotográficos, etc.

A maneira mais simples de estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos é incluir links para seus sites ou blogs e pedir que eles façam o mesmo por você. 

10. Use o conteúdo de vídeo 

De acordo com a Forbes, 90% dos clientes dizem que os vídeos os ajudam a tomar decisões de compra e 64% dos clientes afirmam que ao assistir a um vídeo, eles se sentem mais inclinados a comprar um item anunciado. Então, faz sentido usar o marketing de vídeo para promover seu trabalho!

Hoje, existem muitos softwares fáceis de usar e plataformas online – incluindo modelos de vídeo , Lightroom, Adobe Spark e Animoto – que você pode usar para criar apresentações de slides de vídeo de alta qualidade para o seu trabalho.

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