Tendências de Mídia Social para 2021

Você precisa estar por dentro das Tendências de mídia social para 2021, por isso separamos um resumo com as principais Tendências de mídia social para 2021.

Na última década, a mídia social se tornou parte integrante de nossas vidas e rotinas diárias. Plataformas como Facebook, Instagram e TikTok não mudaram apenas a forma como interagimos uns com os outros, eles mudaram totalmente a forma como consumimos conteúdo online, incluindo marketing de conteúdo. 

Devido ao seu crescimento, a mídia social se tornou um canal importante empresas engajarem clientes em potencial, mas a alta competição e saturação do conteúdo online, mostra que pode ser difícil se destacar na multidão.

Alimentada pela evolução consistente da tecnologia do smartphone, a mídia social é um fluxo interminável de novos modismos, recursos e plataformas. E com cerca de 3,2 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, um número que supostamente cresce 100 milhões por dia, não é surpresa que novas tendências de mídia social estejam constantemente surgindo, crescendo e evoluindo a cada dia.

Entre as tendências das mídias sociais de 2020, vimos a explosão do TikTok, aumento do ativismo e apoio aos movimentos políticos e sociais, Instagram Shops , sem falar no boom do UGC devido à crise global. Resumindo a história, se você quiser se destacar da concorrência na mídia social, você tem que ficar por dentro das maiores e mais recentes tendências que estão tomando conta. 

Pronto para encher seu balão e voar nas midias sociais? Aqui estão as maiores tendências de mídia social para 2021 e além…

01 – Vídeo resumido

Não é surpresa que o vídeo nas redes sociais seja a forma mais envolvente de conteúdo digital online. Mas, devido à natureza de solução rápida da mídia social, o conteúdo de vídeo de formato curto em particular se tornou rapidamente um queridinho de nossos feeds.

Embora o vídeo de formato longo tenha sido originalmente considerado para ultrapassar o vídeo de formato curto em 2020, como visto no vídeo da marca Working From Home da Apple e uma série de anúncios incríveis do Superbowl deste ano, a introdução do recurso Reels mais recente do TikTok e do Instagram significa que é fácil e rápido O conteúdo de vídeo curto está definido para se tornar mais popular do que nunca em 2021.

No ano passado, grandes nomes como MAC Cosmetics e a NBA aderiram à tendência TikTok para tornar suas marcas mais acessíveis e dar aos clientes uma visão dos bastidores. Muitos outros estão seguindo o exemplo, logo após o lançamento do Instagram Reels , com nomes como Louis Vuitton e Sephora utilizando o recurso de vídeo de formato curto para promover sua linha de moda de luxo.

Vídeos curtos e fáceis de assistir são uma tendência que foi ampliada pela crise global , com regras de distanciamento social e a troca de funcionários que trabalham em casa levando a um número maior de pessoas criando e consumindo conteúdo no seus telefones. Para marcas e criadores de conteúdo, essa tendência deve estar em alta nos próximos 12 meses.

Se você quiser ficar à frente da concorrência e na frente da mente de seu potencial cliente, é crucial pular em novos recursos, como Reels no Instagram. Se o Instagram for sua principal plataforma de mídia social ou se você cria conteúdo regularmente, você deve considerar a criação ou redirecionamento de seu conteúdo para Reels. 

O Instagram está promovendo e favorecendo os criadores de conteúdo que usam os Reels, apresentando predominantemente seus Reels no feed do Instagram e na página de exploração. O fato de Reels estar dentro do aplicativo Instagram também é um grande indicador de que o Instagram deseja que seja um sucesso e pode ser uma grande vantagem para um criador de conteúdo. Então, se você puder, é melhor pegar essa onda nos estágios iniciais para obter mais exposição no Instagram para o que você quer dizer, vender ou compartilhar com sua comunidade.

02 – Social Commerce

Com quase metade da população mundial agora usando a mídia social, o uso da mídia social para impulsionar as compras de e-commerce é o próximo passo óbvio para as compras online. O comércio social é uma tendência que tem se infiltrado lentamente em nossas plataformas de mídia social nos últimos anos, e a introdução das lojas do Facebook e do Instagram , emparelhadas com bloqueios em andamento em todo o mundo, sugere que o comércio social será uma grande notícia em 2021.

A pesquisa mostra que 71% dos consumidores recorrem às mídias sociais para se inspirar nas compras , com 55% dos consumidores  fazem compra através de um canal de mídia social. Em resposta a essa demanda crescente de usuários de mídia social, marcas como ASOS , Clothing the Gap , Fy e Levi’s começaram a vender seus produtos por meio de Instagram Shops, Facebook Shops e até mesmo de catálogos do Pinterest. 

Oferecer às marcas a oportunidade de otimizar sua experiência de compra em vários canais e plataformas, ao mesmo tempo que permite aos consumidores comprar enquanto navegam, não há como negar que o social commerce ​​é o caminho do futuro.

Antigamente, sempre achei que seria muito legal comprar algo que você visse na TV naquele momento com o clique do controle remoto. É isso que o social coomerce permite. Você já está se esforçando para criar algum conteúdo épico para vender seu produto, então por que não adicionar a funcionalidade para comprá-lo direto do post? É muito importante tornar o funil de conversão o mais simples possível. Portanto, permitir que clientes em potencial convertam sua postagem pode ajudar a reduzir as quedas que podem ocorrer se eles tiverem que deixar sua postagem, encontrar seu site, navegar em seu site, encontrar o produto e comprar nele.

03 – Realidade Aumentada

Com nosso mundo girando em torno da tecnologia, a tendência de realidade aumentada (AR) começou a causar um grande impacto na mídia social. Na verdade, AR tornou-se um gatilho de algumas das redes sociais mais populares do mundo, com novos filtros e tecnologias de AR sendo introduzidos o tempo todo.

O que é realidade aumentada?

Ao contrário da realidade virtual, que implica na criação de um mundo totalmente novo a partir do zero, a realidade aumentada é a tecnologia que leva o mundo real e projeta ampliações virtuais geradas por computador para aprimorar nossa experiência. 

Favorecidos por plataformas como Facebook, Snapchat e Instagram, vimos um grande aumento na quantidade e na qualidade dos filtros de RA nas redes sociais, especialmente em meio à crise global. Embora o conteúdo de mídia social in-feed continue a se tornar mais autêntico e orgânico, hoje em dia é raro ver uma história do Instagram não alterada ou aprimorada com um filtro AR extravagante ou tecnologia de mudança de rosto.

Os filtros AR tornaram-se tão populares que o Instagram agora permite que qualquer pessoa, marcas, empresas, influenciadores e até mesmo usuários – crie seus próprios filtros para outros usarem em suas histórias. A maquiadora Rowi Singh lançou vários filtros AR Instagram inspirados em seus looks de maquiagem exclusivos, e a revista de moda Vogue até criou seu próprio filtro Diamond Instagram em homenagem ao 60º aniversário da Vogue Austrália. Conforme a tecnologia continua a avançar, prevemos que essa tendência atinja um nível totalmente novo.

A capacidade de interagir nas redes sociais é o que diferencia o meio dos outros, e a AR é definitivamente a próxima evolução dessa interação. A tecnologia AR permite que você sobreponha experiências digitais interativas sobre sua visão do mundo real, ajudando a unir os mundos online e offline e fornecer uma experiência mais profunda. De uma perspectiva de marketing, a AR permitirá que os usuários interajam com um produto ou marca em um nível muito mais profundo do que normalmente. 

Para as marcas, os filtros RA do Instagram Stories são uma forma lúdica e interativa de construir engajamento e reconhecimento, trazendo sua marca ou produto para a experiência social diária das pessoas. Embora os filtros AR do Instagram Stories tenham sido introduzidos há um tempo, só recentemente se tornou possível para qualquer pessoa criar seu próprio filtro AR com Spark AR Studio. Então, agora que você pode, por que não faria?

04 – Marketing Personalizado

Com mais negócios surgindo nas redes sociais todos os dias, os usuários estão se tornando cada vez mais seletivos com o conteúdo que escolhem consumir. Como resultado, muitas marcas começaram a incorporar a personalização em suas estratégias de marketing de mídia social para impressionar seus clientes-alvo e se destacar no espaço lotado de mídia social. 

O que é Marketing Personalizado?

O marketing personalizado não é nada novo e é essencialmente a arte de usar dados do consumidor para adaptar seu marketing a um público-alvo. Mas, a beleza de usar a mídia social para marketing personalizado é que ela fornece um poço profundo de dados, informações e insights, todos os quais podem ser aproveitados para envolver melhor o público. Os canais de mídia social podem ser usados ​​para apresentar ofertas individualizadas, anúncios, sugestões de produtos ou até mesmo conteúdo personalizado com base em dados demográficos, compras anteriores ou preferências de conteúdo. E muitas marcas aproveitaram ao máximo esses recursos de personalização. 

Talvez um dos melhores exemplos iniciais de marketing personalizado para dominar a mídia social seja a famosa campanha #shareacoke de 2015 da Coca Cola. A marca substituiu seu logotipo por nomes de consumidores e incentivou as pessoas a compartilharem fotos nas redes sociais com a hashtag. Ela se espalhou como um incêndio, e a Coca-Cola agora deve relançar a campanha este ano com um foco maior na diversidade . Em 2019, o Spotify também lançou uma campanha de marketing personalizada Spotify Wrapped , que revelou tendências de streaming de ouvintes individuais e preferências musicais da década anterior. Essa abordagem provou ser muito popular entre os usuários do Spotify, levando milhões de pessoas a compartilhar nas redes sociais.

E com a crescente quantidade de dados de usuários disponíveis nas redes sociais, muitas marcas estão levando seu marketing personalizado ainda mais longe, criando campanhas direcionadas a grupos específicos de clientes nas redes sociais.

A Lexus usou dados de mídia social para veicular mais de 1000 anúncios diferentes do Facebook em uma única campanha, todos personalizados para tipos de clientes exclusivos, e a Cadbury fez uma campanha de vídeo no Facebook que permitia aos usuários criar um vídeo personalizado usando dados extraídos de sua conta. Breast Cancer Now também adotou uma abordagem semelhante com sua campanha de marketing de vídeo personalizada .

Independentemente de como você fizer, não há como negar que a personalização é uma estratégia de marketing de mídia social incrivelmente eficaz e uma tendência que prevemos que continuará em 2021.

Se você não adicionou um pixel do Facebook ao seu site, recomendamos fortemente que coloque o mais rápido possível, mesmo que você não planeje veicular anúncios no Facebook ou Instagram agora, o pixel permitirá que você crie públicos-alvo para anúncios futuros e crie campanhas de remarketing com base nas ações que seus visitantes realizaram em seu site. Esses dados são fundamentais para a construção de campanhas publicitárias personalizadas. Você também pode usar o Facebook Analytics para obter insights sobre seu público por meio do pixel do Facebook, que pode ajudá-lo a criar um ótimo conteúdo orgânico para suas contas sociais.

05 – Live

No ano passado, o ao vivo tornou-se rapidamente a forma mais envolvente de conteúdo nas redes sociais . Só em 2019, os usuários da Internet assistiram a incríveis 1,1 bilhão de horas de vídeo ao vivo . 

Na verdade, um em cada cinco vídeos do Facebook são transmissões ao vivo e 1 milhão de usuários do Instagram assistem a vídeos ao vivo todos os dias. Outras plataformas sociais também aderiram à tendência do ao vivo, como Twitter , YouTube e, mais recentemente, LinkedIn .

Como resultado, muitas marcas de grande nome estão agora entrando no ar:

  • Chipotle está usando IG Live para compartilhar receitas.
  • Na esteira da crise global, o Global Citizen está usando o IG Live para promover sua campanha #TogetheratHome.
  • A MTV vai ao vivo no Instagram com suas sessões de jam #AloneTogether.
  • A megastore de maquiagem Sephora tem usado o Facebook Live para transmitir tutoriais de maquiagem ao vivo.
  • A NASA está usando o YouTube ao vivo para transmitir notícias ao vivo sobre descobertas científicas e pesquisas aeronáuticas.

Uma das principais razões pelas quais o vídeo ao vivo se tornou tão popular, tanto para marcas quanto para indivíduos, é devido ao alto nível de interação e engajamento que ele gera. O vídeo ao vivo tem a maior taxa de envolvimento de todos os tipos de conteúdo , permitindo que o público não apenas se envolva, mas realmente interaja com pessoas, marcas ou negócios favoritos nas mídias sociais em tempo real. Embora esse fenômeno certamente tenha crescido por conta própria, a tendência do vídeo ao vivo realmente decolou este ano – entre a crise global, as questões ambientais e os movimentos sociais que dominaram 2020, as pessoas estão ansiando por interação agora mais do que nunca. 

Em 2020, os consumidores estão assistindo a mais vídeos do que nunca. E agora é só ir ao vivo! Do Facebook Live e Tik Tok ao Instagram Live e Instagram Reels, está provando ser a melhor maneira de captar a atenção do seu público social. 

Parece que o público se sente mais envolvido, como se eles pudessem influenciar ou fazer parte da ação ao invés de assisti-la passivamente. É mais no momento e apela para aquela profunda necessidade que temos de gratificação instantânea. E em uma época em que estamos cercados de conteúdo, assistir algo ao vivo faz parecer que você é o primeiro a descobrir. O que nos faz pensar, se não foi ‘ao vivo’, aconteceu mesmo? Outro benefício é que, quando um usuário entra no ar, esse conteúdo é priorizado e colocado no primeiro lugar da fila. O Instagram notifica os seguidores e destaca sua foto de perfil na seção Histórias, fazendo com que apareça primeiro na fila nos feeds de seus seguidores.

06 – Conteúdo para o bem

Com o aumento do foco em questões sociais, políticas e ambientais em todo o mundo ao longo de 2020 – como Black Lives Matter (Vidas negras importam), Mudanças Climáticas, Feminismo, Covid-19 e muitos mais, houve um grande aumento no número de pessoas que defendem essas causas, além de abrir grandes conversas sobre saúde mental, questões sociais e direitos humanos. Como resultado, muitas marcas também começaram a defender o que acreditam nas redes sociais e a compartilhar conteúdo para o bem.

Grandes marcas como Reebok, Nike e Netflix apoiaram abertamente o movimento Black Lives Matter(Vidas negras importam) nas redes sociais, ao lado de milhões de pessoas que compartilharam conteúdo educacional e inspirador sobre o movimento BLM. Na Austrália, Ben & Jerry’s se uniu ao Conselho do Clima para sua mais recente campanha ‘Unfudge our Future’ (Desvendar nosso futuro), uma nova gama de produtos que pede ao governo australiano para se livrar dos combustíveis fósseis e abraçar a energia renovável. Até o próprio Instagram fez grandes movimentos para manter as pessoas informadas, seguras e com suporte na plataforma durante a pandemia do coronavírus. 

A mídia social rapidamente se tornou a principal forma de divulgar e compartilhar conteúdo para o bem, pois permite que as marcas alcancem um grande número de pessoas com sua mensagem positiva, enquanto criam um diálogo aberto ao acolher a interação e o envolvimento de seu público.

Mais do que nunca, as marcas estão expressando suas opiniões sobre questões sociais importantes e assumindo a liderança nas conversas. E eles estão usando a mídia social para fazer isso. Você não só pode atingir muitas pessoas por meio de plataformas como Instagram e FB, mas também pode ter um diálogo bidirecional sobre o tema, o que é essencial para um compromisso de fazer parte de uma ‘conversa’.

Seja conteúdo sobre sustentabilidade ambiental ou igualdade racial, uma marca que cria conteúdo para o bem pode se tornar mais memorável por ter uma posição definida, e também é vista como mais focada na missão ou apaixonada por fazer a coisa certa, mas expressar uma opinião não vai muito longe sem ação para apoiá-la. Se você pretende compartilhar conteúdo para sempre, torne-o significativo. Você não quer adicionar mais ruído do que valor. 

 07 – Marketing autoconsciente

Nos dias de hoje, pode ser difícil navegar pelas redes sociais sem sentir que está sendo direcionado com anúncios à esquerda, à direita e no centro. Na verdade, a pessoa média é exposta a entre 6.000 e 10.000 anúncios por dia! Devido à saturação excessiva de marcas e de marketing nas mídias sociais, bem como à mudança em direção a um conteúdo mais autêntico, para o consumidor pode ser revigorante ver quando as empresas realmente admitem o que são: marcas que foram construídas para vender produtos. E, à medida que as pessoas começam a questionar mais e mais a autenticidade, a publicidade autoconsciente se tornou a maior e mais recente tendência de marketing a agregar nossos feeds de mídia social. 

O que é marketing autoconsciente?

A ‘psicologia reversa’ da indústria do marketing, o marketing autoconsciente, está centrado em anúncios satíricos ou irônicos que zombam de si mesmos, de outras marcas ou do conceito de publicidade em geral. Enquanto as campanhas de marketing tradicionais visam ocultar o fato de que estão tentando promover produtos ou atingir metas de vendas, as campanhas de marketing autoconscientes fazem o oposto, colocando ‘a venda’ na frente e no centro.

Nos últimos anos, muitas grandes marcas começaram a despertar para o conceito de marketing autoconsciente. Talvez o garoto-propaganda do marketing autoconsciente feito da maneira certa, em 2018, foi a marca sueca de leite de aveia Oatly que chamou a atenção dos consumidores em todo o mundo com sua variedade de hilários cartazes, outdoors e postagens sociais, uma campanha que zomba de si mesmo.

Então, em 2019, o McDonald’s lançou uma campanha autoconsciente promovendo sua coleção de hambúrgueres exclusivos – uma variedade de hambúrgueres “chiques” e produtos “premium” servidos em uma bandeja de prata (literalmente), como uma forma de tirar sarro do barato da marca, reputação de fast-food. 

Agora, em 2020, toneladas de marcas começaram a usar o marketing autoconsciente em suas redes sociais, incluindo Marmite , cujas postagens sociais evidentemente apontam a natureza controversa de seu produto.

Embora o marketing de sua marca zombando dela possa parecer contraproducente, as melhores campanhas de marketing autoconscientes assumem os pressupostos que as pessoas têm sobre uma marca ou produto e os encaram de frente – mostrando um nível de autenticidade e transparência que os consumidores desejam mais e mais.

Agora você já está por dentro das tendências de mídia social para 2021. Não deixe de coloca-las em prática!

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