Como fazer um vídeo de venda para comércio eletrônico

O que são vídeos compráveis ​​e como você pode criá-los? Desde o uso do Amazon Live até a criação de anúncios compráveis ​​do YouTube, veja como criar um vídeo comprável para comércio eletrônico.

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale 1,8 milhão ! O marketing de vídeo inaugurou uma era totalmente nova que metamorfoseia ‘ver’ um produto em ‘experimentá-lo’. E, à medida que o cliente passa de um mero espectador para um participante, as empresas buscam novas oportunidades para aprimorar a jornada do comprador em sua contraparte mais rica e imersiva.

Os vídeos compráveis ​​estão prontos para se tornar a última moda no comércio eletrônico. Mas o que são vídeos compráveis ​​e como você pode criar vídeos compráveis ​​para comércio eletrônico?

O que é um vídeo comercializável? 

O vídeo comprável combina os quatro Ps do marketing – produto, preço, praça e promoção – e o apresenta de maneira interativa e divertida, contendo links incorporados que permitem que os espectadores se envolvam com o produto em tempo real. 

Normalmente, esses links serão. expande em um pop-up que oferece uma visualização das especificações e preço do produto. E em alguns casos, eles podem até facilitar o processo de checkout sem que o espectador seja redirecionado do vídeo! 

Os vídeos compráveis ​​são projetados para comprimir o ciclo de vendas e realizar tudo, desde a divulgação até a nutrição, o engajamento e as vendas, em um único meio que agiliza a ação. Essa jornada do comprador perfeita, integrada e conveniente atrai muito os clientes, tornando-a o santo graal do marketing de conteúdo. Em outras palavras, faz compradores e vendedores felizes!

Por que os vídeos compráveis ​​são importantes?

À medida que o setor de comércio eletrônico fica saturado, as empresas estão sendo pressionadas a incorporar a inovação como um diferencial, e os vídeos compráveis ​​podem ser uma ótima maneira de destacar sua marca ou empresa. Aqui estão alguns dos benefícios notáveis ​​associados aos vídeos compráveis:

1. Experiência de compra mais rica

É um fato estabelecido que o desgosto público em relação ao marketing e à publicidade flagrantes está em alta. Mas o vídeo comprável mascara esses objetivos sob o pretexto de entretenimento, o que significa que os espectadores serão mais receptivos ao seu conteúdo.

Além disso, também ajuda que cerca de 54% dos consumidores desejem ver mais vídeos das marcas que apoiam. Os vídeos compráveis ​​podem ser uma maneira inteligente de vender seus produtos, independentemente do estágio do funil de marketing em que seus clientes estão. 

2. Link direto para o produto

Mais de 50% dos usuários da Internet conferem os vídeos dos produtos antes de fazer uma compra. Como tal, os vídeos têm um link direto com a intenção de compra. 

Com vídeos compráveis, as empresas podem levar essa conexão um passo adiante – o público pode aprender sobre o produto, descobrir mais, adicionar produtos ao carrinho ou marcá-lo para referência posterior, sem desistências. Esse funil direto correlacionado diretamente com o produto torna a experiência do comprador mais simples e estanque .

3. Maior taxa de conversão

A taxa de conversão média de um site de comércio eletrônico é de 2,86% . No entanto, acredita-se que os comerciantes que usam vídeos compráveis ​​testemunham um aumento de 30% nas taxas de conversão!

Essa tendência faz sentido, pois os vídeos compráveis ​​educam o usuário sobre a usabilidade do produto. Além disso, permite ver o produto em ação ou observá-lo em seu ambiente natural. Como resultado, os vídeos de compras inspiram compras em vez de forçá-las.

4. Insights precisos baseados em dados

Como toda forma de conteúdo, os vídeos compráveis ​​são altamente transparentes quando se trata de medição e rastreamento de desempenho.

As empresas podem rastrear o número de visualizações, impressões e outros parâmetros de divulgação enquanto monitoram métricas de engajamento, como cliques em links incorporados e parâmetros de vendas, ROI e etc.

5. Maior envolvimento do cliente

O elemento interativo do vídeo comprável o torna mais eficaz e envolvente do que sua contraparte passiva, que simplesmente exige que o espectador consuma conteúdo.

É quase como comparar um livro com um enredo roteirizado versus um que permite que você escolha sua própria aventura.

Esse envolvimento ativo do público torna os vídeos compráveis ​​mais atraentes, quer você os coloque na página de destino da sua loja de comércio eletrônico ou em suas plataformas de mídia social. 

Quais são as principais plataformas de vídeo compráveis?

Embora os vídeos normais sejam compatíveis com quase todos os sites, os vídeos para compras são restritos a alguns canais.

Amazon Live

O Amazon Live é o membro de transmissão ao vivo da gigante do comércio eletrônico , que permite que as marcas se envolvam com os clientes por meio de vídeos compráveis. O aplicativo de criação ao vivo integrado permite que as empresas criem e gerenciem transmissões ao vivo interativas que educam os espectadores sobre o produto. Além disso, as empresas podem aproveitá-lo como uma plataforma para ampliar o alcance de seus produtos – afinal, é a Amazon.

Instagram

O Instagram se consolidou como uma das principais plataformas de mídia social focada em conteúdo visual. E desde 2018, a plataforma vem avançando em direção a postagens compráveis ​​que permitem que os compradores concluam suas compras sem sair da plataforma. 

Então, por que não usar vídeos compráveis ​​para vender no Instagram ? No momento, você só pode marcar no máximo cinco produtos por vídeo comprável. No entanto, a quantidade de exposição que se pode obter através da plataforma supera em muito essa limitação.

TikTok

O TikTok é uma das plataformas de mídia social baseadas em vídeo que mais crescem desde 2019, e o fato de permitir vídeos compráveis ​​incentivou ainda mais esse crescimento. Para gerar mais conversões e engajamento, você precisa saber o melhor horário para postar no TikTok . Os compradores podem clicar no pin do produto do vídeo comprável para adicionar diretamente um item ao carrinho e prosseguir para a finalização da compra.

YouTube

2020 marcou um momento emocionante para o YouTube, pois adotou a tendência de vídeos compráveis. Esses vídeos exibem imagens navegáveis ​​dos produtos em destaque logo abaixo do anúncio. No entanto, para aproveitar esse recurso, sua empresa precisa ser sincronizada com o feed do Google Merchant Center para permitir que os espectadores redirecionem para seu site.

Como criar vídeos compráveis ​​para comércio eletrônico.

Passo 1: Grave o vídeo

Um vídeo comprável é essencialmente um vídeo normal com elementos interativos sobrepostos a ele. Como tal, a primeira etapa da criação de um vídeo comprável requer – você adivinhou – a criação de um vídeo. 

dizer que este vídeo precisa ser criativo e envolvente. Ele deve entrelaçar o componente de narrativa com o produto em destaque e permitir que as fotos do produto permaneçam para incorporar os elementos compráveis. Além disso, certifique-se de se concentrar em apenas alguns produtos selecionados, em vez de sobrecarregar seu público com mais elementos do que eles podem processar. Siga essas práticas recomendadas de desenvolvimento de conteúdo de vídeo e você começará com o pé direito. Se você não tiver tempo para filmar todas as filmagens sozinho, a Envato Elements tem uma tonelada de filmagens para escolher.

Passo 2: faça o upload em uma plataforma de vídeo comercializável

A próxima etapa requer o upload do vídeo em uma plataforma de vídeo comprável. Certifique-se de tomar uma decisão informada usando as orientações acima para selecionar o mais adequado para o seu site de comércio eletrônico. 

Passo 3: identificar os pontos de acesso

É aqui que entra a mágica da interação. Depois que seu vídeo for carregado na plataforma de vídeos compráveis, identifique as áreas de foco nas quais adicionar os pontos de acesso.

Esses elementos de ponto de acesso servirão como o componente clicável e informarão ao espectador que ele pode interagir com o vídeo. Os botões do ponto de acesso podem apresentar o logotipo da sua marca ou CTAs clássicos como ‘Clique para comprar’ ou ‘Clique para saber mais’. 

Etapa 4: criar uma sobreposição

Depois que os pontos de acesso estiverem no lugar, você precisará criar a sobreposição . Dependendo dos objetivos do vídeo comprável, essas sobreposições podem exibir informações do produto, permitir que os compradores adicionem o item ao carrinho, prossigam para a finalização da compra, redirecionem para a loja, marquem o item ou mais.

Edite, revise e refine o vídeo comprável com o melhor de suas habilidades e só prossiga para a próxima etapa quando estiver realmente satisfeito com o resultado.

Passo 5: comercialize, promova e distribua

Agora que o vídeo para compras acabou de sair da imprensa, é hora de deixar o mundo ver sua incrível criação! Como em qualquer vídeo comprável, comece com os lugares óbvios – seu site de comércio eletrônico, a página de destino do produto, mídia social e muito mais.

Você pode até agendar o vídeo no YouTube , Instagram ou outras plataformas mencionadas acima para economizar tempo.

Depois que o vídeo for publicado, encontre outras maneiras de distribuí-lo em diferentes canais.

Vídeos compráveis ​​são essencialmente vídeos de produtos em esteróides de marketing. Várias marcas de varejo estão embarcando nesta última tendência de marketing para um buquê de benefícios. E dado o sucesso com esse formato, todas as marcas de comércio eletrônico devem seguir o exemplo.

Então, você está pronto para tornar o vídeo para compras uma parte integrante da sua estratégia para 2022? 

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