8 tendências de marketing imperdíveis para 2022

Pronto para explorar o futuro do marketing? De eventos híbridos a conteúdo voltado para o cliente, aqui estão as principais tendências que prevemos para 2022.

Há muitos fatores contribuintes a serem considerados como o impacto contínuo da pandemia global, o crescimento de plataformas como o TikTok e a ascensão da economia criadora. Portanto, há uma boa chance de que o estado da indústria de marketing, bem como os hábitos dos clientes que alimenta, sejam mais interessantes e únicos este ano do que nunca. 

Eventos híbridos tornam-se o “novo normal”

Durante a pandemia global, eventos online e virtuais (como festivais, webinars e lançamentos de produtos) se tornaram uma necessidade para muitos setores. Para os profissionais de marketing, os eventos são essenciais para se conectar com os clientes, aumentar o conhecimento da marca e se envolver tanto com clientes existentes quanto com clientes novos em potencial. Mas, com fechamentos constantes, requisitos estritos de distanciamento social e cancelamentos de eventos em todo o mundo, muitos eventos tiveram que girar online. 

No lado positivo, os eventos com prioridade para o digital fornecem maior acessibilidade para participantes globais, e os orçamentos destinado a eventos presenciais não gastos, significam mais receita de marketing são investidos em mídia social e outras plataformas digitais para aumentar a conscientização. 

Mas, para muitos, a atmosfera e a imersão dos eventos presenciais não podem ser comparadas. À medida que o mundo continua a se abrir, prevemos que os profissionais de marketing adotarão eventos híbridos. Por exemplo, # FinCon2  evento de marketing digital realizado para criadores de conteúdo de Finanças Pessoais, oferece aos compradores dos ingressos a opção de comparecer pessoalmente no Texas ou virtualmente de qualquer lugar do mundo. O lado virtual do evento inclui uma transmissão ao vivo do palco principal, a capacidade de se conectar 1 a 1 com outros participantes, bem como várias oportunidades de networking e conferência. 

O ‘novo normal’ veio para ficar. Com as restrições de fronteira e requisitos de quarentena em todo o mundo tornando as viagens internacionais incrivelmente difíceis ou simplesmente impossíveis para muitos participantes do evento, os organizadores tiveram que pensar fora da caixa para chegar a opções híbridas adequadas. 

Permanece uma variação incrível na qualidade dessas ofertas online, seja a UX ou os recursos extras, alguns mantiveram suas ofertas online relativamente simples, vendo como um complemento do evento principal, embora haja muitos exemplos em que mundos virtuais tão complexos quanto jogos, têm sido a principal forma dos participantes maximizarem sua experiência com ingressos para o evento. Independentemente disso, os eventos que brilharão no futuro são aqueles que podem encontrar maneiras inteligentes e diretas de conectar a experiência do evento offline com os participantes online.

A personalização torna-se criativa

Com mais negócios surgindo online o tempo todo, os usuários estão se tornando mais seletivos com relação ao conteúdo que escolhem consumir. De mídia social e e-mail a publicidade gráfica, muitas marcas estão incorporando personalização em suas estratégias de marketing para envolver melhor seu público e se destacar no espaço digital lotado. 

Philip Kotler aborda de forma intensa esse tema em seu livro “Marketing 5.0” lançado no ano passado. Esperamos que essa tendência se intensifique nesse ano de 2022. Com o marketing personalizado se expandindo para incluir mais canais e formatos de conteúdo inexplorados como vídeos, artigos, podcasts, serviços de streaming e assim por diante. Para se comunicar com seus clientes em um nível pessoal, você precisa entender quais canais eles usam e como os usam. Divulgar seu marketing personalizado em uma variedade de canais lhe dará a oportunidade de atingir seu público-alvo por meio de vários pontos de contato, usando o conteúdo que mais o atrai no momento certo.

Um ótimo exemplo de marketing personalizado usando um canal de conteúdo direcionado é a campanha ‘ Somente você’ do Spotify . Em junho de 2021, o Spotify lançou ‘Only You’ completo com uma experiência no aplicativo e listas de reprodução personalizadas para celebrar os hábitos de escuta e preferências musicais de cada usuário individual. Apresentando um gráfico de nascimento de áudio, jantar dos sonhos, pares de artistas, ano da música, hora do dia, bem como gêneros e tópicos exclusivos para cada ouvinte, a campanha alcançou milhões de usuários apelando para seus interesses individuais.

A personalização vai muito além de adicionar o primeiro nome de um usuário a um e-mail. É o aproveitamento dos dados de que você dispõe para agregar valor à experiência do cliente. Alcance-os com a mensagem certa, no lugar certo, na hora certa, sobre as coisas que lhes interessam.

Valores impulsionam a narrativa da marca

Todos sabem que uma marca forte é a chave para o sucesso dos negócios. Mas em 2022, prevemos que os profissionais de marketing levarão a marca um passo adiante e colocarão mais foco na narrativa da marca para mostrar e demonstrar seus valores. 

Em vez de usar o marketing apenas para promover seus produtos ou vender serviços, a narrativa de marcas aproveita materiais e canais de marketing para compartilhar histórias e mostrar aos clientes quem você é e o que representa. Ao revelar pequenos trechos sobre o que é sua marca, o que acontece nos bastidores, de onde você veio e como surgiu, seu público deixará de ver sua empresa como uma entidade sem rosto e, em vez disso, se conectará com as pessoas por trás disto. 

Como uma marca ‘se encaixa’ em seus valores, sistema de crenças e estilo de vida irá indiscutivelmente determinar se você comprará com essa marca. A missão e o propósito de uma marca desempenham um papel importante em quem você compra repetidamente e escolhe se alinhar. Há uma expectativa cada vez maior entre os consumidores de que as marcas não existem apenas para ter lucro. Seus valores, carteiras e lealdade estão com as marcas que endossam, defendem e contribuem para um bem maior. É uma das maneiras mais fáceis e poderosas dos consumidores sentirem que estão fazendo sua parte.

Inspirando e enriquecendo seu público com histórias inspiradoras, liderança de pensamento autêntica e atualizações honestas e relevantes de seus fundadores ou executivos da empresa, seus clientes poderão se conectar melhor com sua marca além de apenas um anúncio ou produto. E quanto mais eles sabem quem você realmente é e gostam disso, mais a lealdade deles para com o seu negócio vai crescer.

Quando se trata de ativismo de marca, a Airbnb lidera pelo exemplo com #belonganywhere (pertence a qualquer lugar). A campanha ajudou a reforçar os valores e o propósito da empresa, enfatizando as experiências locais, além de arrecadar mais de US $ 1 milhão para refugiados. Mais recentemente, o Airbnb também forneceu acomodação gratuita para mais de 20.000 refugiados do Afeganistão, demonstrando que há ação genuína por trás das histórias que contam. 

Os clientes são mais exigentes ao lidar com as marcas. Embora possamos agradecer às mídias sociais por ajudar a democratizar o envolvimento que o público em geral agora pode ter com as empresas em todo o mundo, isso provou ser uma faca de dois gumes. Pessoas e marcas que caem em falta por causa de um mau comportamento, práticas ou comportamento inautêntico são rapidamente e às vezes perversamente responsabilizados. Não é de se admirar, então, que os profissionais de marketing de marca em todo o mundo estejam investindo cada vez mais pesadamente no estabelecimento de valores de marca claros e trazendo-os à vida com uma narrativa autêntica. Os clientes querem sentir que estão gastando seu dinheiro suado com marcas que não são apenas aspirantes, mas entregam esses valores.

As marcas investem na programação de conteúdo original

Outra tendência que esperamos ganhar força em 2022 é o conceito de programação de conteúdo original. Netflix ou Amazon Prime normalmente vêm à mente quando você pensa em provedores de streaming de conteúdo, mas algumas das maiores marcas de tecnologia estão começando a diversificar seu conteúdo em uma tentativa de oferecer a seus clientes mais do que apenas produtos e serviços. Empresas de Salesforce + a Mailchimp (recentemente adquirida pela Intuit) estão desenvolvendo entretenimento de qualidade de transmissão e conteúdo educacional, de séries de ação ao vivo a podcasts. Por que, você pode perguntar? É tudo uma questão de construir um público-alvo engajado e direcionado e, em seguida, fazer com que eles voltem para mais. 

Como profissionais de marketing, adoramos afirmar que tal empresa é ‘a nova Netflix’, mas há uma série de marcas que estão realmente começando a diversificar suas ofertas e entrar no jogo de streaming de conteúdo. Salesforce, um gigante global de software, anunciou recentemente o lançamento do Salesforce + – um serviço de streaming voltado para empresas. Saleforce + entregará ‘conteúdo atraente ao vivo e sob demanda’, incluindo séries, podcasts e outra programação. 

O Salesforce não é a primeira – e certamente não será a última – marca a financiar programas originais. 

Mailchimp Presents tem um portfólio decente de shows, incluindo documentários e curtas-metragens, produzidos por seu estúdio de entretenimento interno. E o WePresent, da WeTransfer, combina conteúdo escrito e de vídeo para criar uma bela experiência baseada em narrativas. Embora todos esses sejam grandes exemplos de programação original, a meta é criar conteúdo para o qual seus clientes desejam retornar.

Então foque na produção de conteúdo original, conteúdo que seus consumidores só encontre na sua empresa, mas além de conteúdos originais, os conteúdos precisam ser personalizados como já visto no 2º tópico.

Mais marketing de conteúdo voltado para o cliente

Desde o início do marketing de influenciador, o conteúdo gerado pelo usuário se tornou a base das estratégias de marketing de muitas marcas. Na verdade, está comprovado que o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) supera em muito o conteúdo criado pela marca , com 86% das empresas e muitas marcas o aproveitando. Portanto, é fácil ver por que as iniciativas de marketing de conteúdo voltadas para o cliente estão se tornando rapidamente uma estratégia de sucesso para os profissionais de marketing. 

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) não é de forma alguma uma tendência nova, mas houve um grande aumento no UGC nos últimos dois anos, parcialmente devido ao bloqueio e às restrições de distanciamento social durante a pandemia global. Mas com mais marcas se esforçando para se conectar com seus clientes e buscando seu público para criar conteúdo, agora estamos vendo o marketing centrado no cliente se tornar a norma na maioria dos canais de conteúdo. O ModCloth agora oferece a opção de fazer compras via UGC em seu site, permitindo que os clientes vejam os itens usados ​​e estilizados por pessoas reais antes de comprar, e encorajando aqueles que compram a compartilhar a experiência com outros clientes e seguidores do ModCloth.

Mas não se trata apenas de UGC focado no produto, mas também de fornecer espaço para uma conexão genuína.

Uma das áreas em que acredito que a autenticidade está desempenhando um papel no marketing é quando as marcas fornecem expertise premium e conselhos sobre uma área que é do interesse de seus clientes. Em meados de 2021, o Athleta do GAP lançou o AthletaWell , uma plataforma digital que oferece conteúdo de treino, dicas e guias de especialistas incluindo a atleta olímpica dos Estados Unidos Simone Biles e espaços moderados onde os usuários podem discutir tópicos como saúde, condicionamento físico e imagem corporal. Em mercados como o da athleisure, onde há muito crescimento, mas também muita competição, usar uma comunidade orientada para o conteúdo pode ser uma ótima maneira de construir relacionamentos de longo prazo com os clientes e fazer com que eles voltem ao seu site para mais informações.

O futuro da tecnologia de marketing está aqui

Nos últimos anos, vimos um aumento dramático nos recursos da tecnologia de marketing, levando a produtos mais inteligentes, recursos mais avançados e melhor experiência do cliente. 

De experiências imersivas divertidas, como filtros de realidade aumentada e vídeo interativo, a jogos de comércio eletrônico, como chatbots , lojas do Instagram e Facebook e vídeo comprável, a tecnologia permite que os profissionais de marketing aproveitem os dados, visem os compradores e otimizem as jornadas dos clientes como nunca antes. Enquanto as plataformas de mídia social estão tentando reinventar o comércio eletrônico com recursos como lojas do Facebook , lojas do Instagram , anúncios de compras do Pinterest, a realidade aumentada também se tornou um grampo para todas as redes sociais mais populares. Em 2022, será mais fácil para as marcas levar a tecnologia de marketing um passo adiante. 

A IKEA já está utilizando vídeos que permitem aos espectadores comprar enquanto assistem e também lançou um aplicativo AR que permite aos clientes ver a aparência dos móveis em suas casas antes de comprar. Google, Amazon e Apple aderiram ao comércio de voz , e a empresa de entrega de alimentos DoorDash está testando a entrega de drones e robôs. Fala-se até em alavancar a inteligência artificial (IA) para agilizar o marketing do influencer em 2022, utilizando a tecnologia para tudo, desde a pesquisa de influencers (a IA pode assistir e avaliar milhões de vídeos de influencers de maneiras que um ser humano não pode) até realmente realizar o próprio marketing de influencers.

Os usuários continuam a favorecer o conteúdo “não polido”

Com o surgimento de aplicativos de edição retro, Instagram Reels e TikTok, estamos vendo a popularidade de conteúdo menos polido, porém mais divertido. Os consumidores não estão mais satisfeitos com imagens perfeitas, publicidade de grande produção ou fotos de alta qualidade e estão começando a dar mais valor à autenticidade e capacidade de identificação do conteúdo que estão consumindo. Seja por meio de fotos espontâneas, mais conteúdo de vídeo de bastidores ou menos edições ou filtros em histórias do Instagram, o veredicto está certo as pessoas ficam fascinadas em mantê-lo real. 

Conteúdo “não polido” é uma tendência adotada por criadores de conteúdo do dia a dia, influenciadores de estilo de vida populares e até marcas de grande nome como Sephora e Nike . A espontaneidade e a sinceridade do conteúdo autêntico e não polido permitem não apenas mais espaço para imperfeições, mas também para relacionabilidade.

Desde a introdução de conteúdo efêmero em aplicativos de mídia social como SnapChat e Instagram, vimos uma tendência desenvolver-se em conteúdo menos polido e filtrado em materiais de marketing. O vídeo cru dá uma aparência de bastidores e ajuda o público a se sentir mais conectado à marca. Isso também combina com a tendência de marketing do ano passado em relação à autenticidade.

Os criadores assumem o controle da monetização

3D illustration of pawns over black backgound with circles. Concept of influencer marketing and spheres of influence.

À medida que avançamos em 2022, vemos muito mais criadores assumindo o controle de seu conteúdo, com o apoio das redes sociais que os sustentam, em uma tentativa de monetizar ainda mais sua produção. Plataformas de mídia social como Instagram e Twitter estão constantemente apresentando novos recursos e atualizações para melhorar a experiência do usuário e ajudar os criadores de conteúdo e, por sua vez, eles próprios a aumentar o engajamento e a receita.   

Por exemplo, o Instagram está agora retirando o recurso de deslizar para cima em Histórias em favor de um adesivo de link para oferecer mais controle criativo aos criadores de conteúdo, alegando que os adesivos se encaixam melhor na forma como as pessoas usam a plataforma atualmente e são mais facilmente formatáveis ​​para os criadores. O Twitter também lançou um novo recurso chamado Super Follows um novo fluxo de receita de conteúdo exclusivo para assinantes. Diz-se que esse recurso facilita um envolvimento mais autêntico entre os usuários e seus seguidores, ao mesmo tempo que oferece aos criadores uma nova maneira de ganhar dinheiro com a plataforma. 

Embora o Instagram ainda não tenha introduzido um recurso semelhante, alguns influenciadores – como FlexMami – estão tomando as coisas em suas próprias mãos, oferecendo assinaturas de ‘Amigos próximos’ para seguidores obstinados . Pagando uma taxa mensal, os seguidores podem ser adicionados à lista de amigos próximos de FlexMami e acessar conteúdo premium através de suas histórias. Muitos criadores do YouTube também oferecem conteúdo premium para assinantes que fazem uma doação em seu Patreon, criando outra fonte de receita além do dinheiro gerado pela publicidade em seu conteúdo gratuito. 

Uma tendência é que os criadores movam seus principais fãs para suas próprias ferramentas e sites para ter maior controle da monetização. Para combater isso, e em uma tentativa de manter os criadores e seus principais fãs nas plataformas sociais, provavelmente veremos mais recursos que expandem o controle criativo dos indivíduos no Instagram e TikTok. Definitivamente, estamos vendo isso no Instagram e nos recursos mais recentes do Twitter.

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