Tendências para fotografia em 2022

As tendências da fotografia são ditadas por algumas coisas: estilo visual dos fotógrafos, técnicas que estão ganhando popularidade em projetos, a capacidade das imagens de trabalhar com outros elementos como por exemplo o design e até mesmo coisas como filtros de mídia social.

A Pandemia também influenciou na forma como as pessoas estão fazendo fotografia.  

Confira algumas tendências que estarão em alta.

Máscaras e distanciamento social

Uma fotografia boa e oportuna retrata com precisão a realidade e o uso de máscaras em fotos é uma representação do período de tempo em que vivemos.

Grande parte do mundo adotou o uso de máscaras e práticas mais distantes socialmente devido à pandemia. Isso é algo que está aparecendo na fotografia também.

Mostrar pessoas que não estão próximas ou em grandes multidões é outro elemento dessa tendência da fotografia porque é representativo do ambiente atual.

Fotos verticais

Você está percebendo mais fotos verticais? Seja nas redes sociais ou até mesmo impressa. Embora a fotografia vertical não seja nova, a maioria dos projetos tem foco em imagens horizontais ou mais quadradas.

Graças aos formatos nativos de mídia social e ao uso de dispositivos móveis, isso está mudando. E os fotógrafos estão pulando na tendência com mais opções de fotos verticais.

O truque para essa tendência da fotografia é que as equipes de foto e design precisam ter uma conversa sobre os formatos das fotos antes das imagens serem encomendadas. Existem várias considerações relacionadas ao formato da foto, incluindo meio de impressão ou uso.

Estilo Selfie

A foto “selfie” não é apenas um elemento de tendência, mas também tem um visual próprio. (Observe que a imagem não é realmente uma selfie, mas sim uma foto de pessoas tirando uma selfie.)

Nessa tendência, o estilo costuma ser exemplificado por um grupo de jovens sorrindo para um celular com câmera. A diferença é que a pessoa na foto está tentando criar alguma distância entre si ou com grupos muito menores do que no passado.

Esse estilo de foto está em praticamente todo lugar e está prestes a se tornar um clichê por si só.

Imagens autênticas

Fotos que parecem estar sendo usadas sem retoque ou efeitos exagerados ressoam com os usuários e os ajudam a se conectar melhor. Isso ocorre porque as imagens são mais identificáveis ​​e autênticas.

As imagens autênticas também parecem não ter a qualidade de palco ou de pose que costuma ser associada à fotografia comercial. Os modelos não são excessivamente maquiados e o fundo não é exatamente perfeito (embora ainda pareça bom).

Esta tendência fotográfica se aplica a fotos de sites, marcas e brochuras impressas e projetos. (Você não verá tanto quando se trata de casamentos ou retratos.)

O que é bom sobre esse estilo de foto mais autêntico é que as imagens criam uma conexão maior com o usuário.

Visão panorâmica

Graças à fotografia drone, mais projetos estão usando imagens que apresentam uma visão aérea de algo. É uma técnica popular com imagens que capturam eventos ou lugares.

O que faz essa tendência funcionar de maneira surpreendente é a composição sólida. Imagens com formas fortes, marcantes e um senso geral de criatividade.

É difícil de explicar, mas você saberá quando vê-lás.

As imagens irão atraí-lo, como a foto acima, enquanto você tenta captar todos os detalhes da cena.

Imagens com arte

Esta é outra tendência que vem das mídias sociais: uma mistura de realidade com imagens e arte.

Essas fotos geralmente são brilhantes e divertidas, com muito foco em um elemento de arte, como um mural ou graffiti. O assunto da foto pode ser claramente definido ou apenas fornecer uma sugestão de conexão humana, como a imagem acima, que mostra apenas as mãos contra um fundo artístico forte.

Cor, profundidade e senso de criatividade impulsionam essas imagens.

Filtros sutis

Wallpaper cozy home office, vivid tone filter

O impacto das mídias sociais é evidente no uso de filtros sutis, mesmo para fotos que não estão no Instagram.

O uso mais popular da tendência é suavizar a luz em imagens que criam um pouco de matiz de cor. O tom quase mudo é sutil e cria uma sensação distinta para a imagem.

Alto Drama

Fotos com muito drama podem ter um grande impacto nos projetos. Essas imagens impressionantes são as principais tendências e podem ser tiradas naturalmente, mas na maioria dos casos os elementos dramáticos são editados em.

A fotografia de alto drama inclui:

  • Algo que quase não parece real
  • Cor marcante ou incomum
  • Zooms super close
  • Belos elementos naturais, como céus coloridos
  • Elementos de alto contraste, como cores em preto e branco
  • Efeitos de luz
  • Elementos enfatizados que são maiores ou parecem maiores do que a vida

Silhuetas

As silhuetas estão de volta em grande estilo.

Pense nelas de algumas maneiras diferentes. Você pode ver o close de uma pessoa enquadrada na luz ou uma cena grande angular onde o plano de fundo é realmente o ponto focal e a silhueta da pessoa (ou pessoas) serve mais como um sotaque na imagem.

O que é bom nessas imagens é que elas podem fornecer diferentes áreas de foco, como uma cena, sem destacar o indivíduo na imagem. Isso torna as opções de silhueta ótimas se você não quiser mostrar indivíduos específicos ou se preocupar com elementos como tendências de estilo (as opções de roupas em modelos podem datar fotos rapidamente).

Foto com movimento

tendências da fotografia

São imagens estáticas com um toque de movimento. (Na imagem acima, a água se move, embora não haja outro movimento.)

O que há de legal nessa foto? A tendência é que as imagens surpreendam o usuário apenas o suficiente para mantê-lo engajado. As fotos têm muita profundidade, equilíbrio e interesse visual neste estilo que só funciona no digital.

Solo ao ar livre

A pandemia COVID-19 estimulou outra tendência fotográfica – imagens de aventuras solo ao ar livre. De imagens de caminhadas incríveis a corridas e aventuras de bicicleta, as pessoas estão saindo de casa mais do que nunca e essas belas imagens mostram isso.

A fotografia solo ao ar livre também pode ser o resultado de booms em algumas linhas de produtos e negócios baseados em atividades ao ar livre (também um tanto relacionado à pandemia).

Independentemente de como e por quê para essas imagens, essa tendência fotográfica é inspiradora e bonita.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *