After Effects vs. Premiere Pro: Qual software de edição de vídeo é o certo para o seu projeto?

O Premiere Pro e o After Effects são dois dos melhores programas de edição de vídeo do mercado. Mas qual é a certa para você?

Adobe Premiere Pro e After Effects são dois dos aplicativos mais populares e amplamente usados ​​no mercado para a produção de conteúdo de vídeo profissional de alta qualidade. Ambos os programas de edição de vídeo oferecem uma gama de ferramentas e recursos exclusivos e são o software de vídeo preferido por muitos cineastas, videomakers e criadores de conteúdo.

Nos últimos anos, o Premiere Pro se tornou um aplicativo de referência para edição de vídeo especializada, enquanto o After Effects é comumente usado como uma ferramenta de composição para criar efeitos visuais avançados e gráficos animados. Apesar de suas diferenças, ambos os programas são amplamente aclamados e projetados para funcionar em conjunto de forma eficaz.

Na verdade, muitos criadores de vídeo usam os dois programas em conjunto, com projetos de vídeo geralmente sendo editados no Premiere Pro primeiro e, em seguida, transferidos para o After Effects para aplicar quaisquer efeitos adicionais ou toques finais. Os dois aplicativos são vinculados, o que significa que o trabalho de composição feito no After Effects aparece automaticamente na linha do tempo do Premiere Pro sem ter que transferir o vídeo para frente e para trás, criando uma experiência de edição de vídeo suave e contínua.

Embora o Premiere Pro e o After Effects tenham seus pontos fortes e fracos, eles podem ser usados ​​para todos os tipos de edição de vídeo. Então, qual é o software de edição de vídeo certo para o seu projeto? Exploramos os prós e contras desses dois aplicativos populares da Adobe para descobrir como eles podem ser usados ​​da melhor maneira. Deixe a batalha das ferramentas de vídeo começar!

After Effects 

O programa

Adobe After Effects é um aplicativo popular de efeitos visuais digitais, gráficos em movimento e composição. É frequentemente usado no processo de pós-produção de produção de filmes, videogames e televisão. Conhecido por seus recursos criativos e aplicativos inovadores, o After Effects é comumente utilizado para textos, rastreamento, composição e animação.

After Effects é o padrão da indústria quando se trata de gráficos em movimento e efeitos especiais. Para quem não teve nenhuma experiência com ele, uma maneira realmente fácil de descrevê-lo é ‘como o Photoshop, mas para vídeo’. Você trabalhará com camadas e mais camadas de efeitos, títulos e objetos para manipular sua composição original de uma forma não destrutiva e poderá salvá-los como predefinições.

Como usar o After Effects

Facilmente integrado com outros aplicativos Adobe Creative Cloud, como Photoshop, Premiere Pro e Adobe Media Encoder, a tecnologia Dynamic Link do After Effects permite que você trabalhe consistentemente entre programas Adobe, permitindo adicionar e editar gráficos e animações em seu projeto sem se preocupar com a renderização intermediária.

Muitos videomakers, artistas digitais e profissionais de pós-produção contam com o After Effects para gerar trabalhos para filmes, TV e canais digitais. Possui centenas de efeitos que podem ser usados ​​para manipular imagens ou combinar camadas de vídeo e imagens na mesma cena. O After Effects é adorado por sua incrível versatilidade e tem sido usado para criar alguns trabalhos verdadeiramente icônicos e reconhecíveis – como este Star Trek Into Darkness Title Design e esta colaboração Nike X Sigla Vapormax.

O After Effects é mais conhecido por seus recursos criativos e inovadores que ajudam os criadores de vídeo a dar vida a seus gráficos em movimento. Desde a criação de animações simples até a construção de mundos 3D complexos, o After Effects oferece tudo que você precisa para colocar suas ideias criativas em movimento.

Para obter o máximo do programa, seu computador pode precisar de algumas atualizações: CPU com mais núcleos é um bom lugar para começar, adicione placa de vídeo vRAM de no mínimo 2 GB, 16-32 GB de RAM e HD SSD para acelerar seu fluxo de trabalho.

Quais são os benefícios do After Effects

Animação

Talvez o benefício mais conhecido do After Effects seja sua incrível capacidade de animação. O recurso de gráficos em movimento do AE não deve ser confundido com a animação tradicional, que é desenhada quadro a quadro usando um meio físico,  é considerado verdadeiramente incomparável.

A animação de gráficos em movimento no After Effects funciona por meio da manipulação de vetores e arte rasterizada. Você também pode integrar mídia física, como fotografias e vídeos, em suas animações.

O After Effects usa uma variedade de ferramentas, codificação e entrada do usuário para manipular e animar a mídia, permitindo aos usuários mover, torcer, dimensionar, girar e transformar imagens, texto e vídeos para criar resultados espetaculares.

No que diz respeito à animação, o After Effects é superior ao Premiere Pro.

Efeitos visuais avançados

Oferecendo ferramentas como Keylight e Rotoscopia, o After Effects tem a capacidade de criar alguns efeitos visuais incrivelmente avançados. O programa se orgulha de sua animação de texto avançada e gráficos de movimento 3D, mas também permite aos usuários manipular vídeo e filme com uma gama de efeitos de pós-produção de elite, como fumaça, fogo, explosões, rastreamento de cena e tecnologia de Chroma key.

Quando se trata de efeitos, o After Effects é capaz de realizar quase tudo que você possa imaginar. Por exemplo, você pode adicionar efeitos de iluminação de pós-produção, criar rastros de fumaça ou combinar animação e vídeo para um efeito de colagem de movimento. Embora seja verdade que o Premiere Pro possa fazer a maioria das coisas que o After Effects pode fazer, quando se trata de efeitos avançados, o After Effects os faz melhor.

Texto

Além de fotos e arte vetorial, o After Effects leva a manipulação de texto a outro nível. Mais conhecido por seu texto animação característica, camadas de texto de animação pode ser útil para muitas finalidades, incluindo títulos animados, texto de movimento 3D, terços inferiores, rolos de crédito e tipografia dinâmica. O After Effects é conhecido por ser o software superior para texto e efeitos visuais.

Automação de efeitos

Um ponto muito relevante é a possibilidade de automatizar os efeitos através de expressões. Com elas da para criar efeitos durante toda a duração do vídeo de forma randômica com variações que você pode determinar ou repetir o efeito varias vezes, evitando ter que criar o efeito varias vezes até o fim do vídeos, ganhando bastante tempo.

Premiere Pro

O programa

Adobe Premiere Pro é um aplicativo de software de edição de vídeo baseado em linha do tempo. É um software de nível profissional usado para editar vídeos curtos e filmes. Rapidamente se tornou o programa preferido para cineastas, amadores e profissionais em todo o mundo.

O Premiere Pro é endossado por muitos cineastas profissionais e tem sido usado para editar alguns filmes icônicos e alguns dos maiores sucessos de bilheteria do mundo – como Deadpool, Gone Girl e até Terminator: Dark Fate.

O Premiere Pro é especialmente bom para vídeos de ação ao vivo. Você pode facilmente importar, organizar, aparar e corrigir as cores de sua filmagem, editar trilhas de áudio e criar transições simples.

Como usar o Premiere Pro

O Premiere Pro pode ser usado para muitos tipos diferentes de projetos de vídeo, incluindo vídeo de alta definição com qualidade profissional. Para usar o Premiere Pro, os criadores simplesmente precisam importar seu vídeo, áudio e gráficos, que podem então ser editados usando a ampla gama de ferramentas do aplicativo. Entre muitos outros recursos, ele permite aos usuários editar vídeos, gráficos em movimento e imagens estáticas juntos, adicionar títulos, efeitos e filtros e exportar o produto acabado em uma qualidade incrivelmente alta.

Ao contrário da edição de vídeo linear, a forma como o vídeo era editado antes que as câmeras digitais se tornassem a principal forma de filmar, o Premiere Pro é um editor de vídeo não linear. Ele permite que você comece capturando ou importando conteúdo, que você pode cortar em pedaços. Ele permite aos usuários dividir clipes, adicionar filtros e efeitos e cortar quadros. No entanto, o Premiere Pro é classificado como um editor de vídeo ‘não destrutivo’, o que significa que não altera permanentemente a filmagem original.

O Premiere Pro oferece suporte para edição de vídeo de alta resolução e oferece edição de amostra de áudio, suporte para plug-in de áudio e mixagem de som surround 5.1. Plug-ins adicionais permitem que o programa suporte uma ampla variedade de formatos de arquivo de vídeo e áudio em MacOS e Windows, bem como edição 3D.

O Premiere também usa muitos recursos do computador e, ao trabalhar em vídeos longos com muitos clipes, o programa trava de vez em quando. Alguns dos efeitos incluídos no software são muito mais fáceis de fazer no After Effects como a criação de animações de texto, por exemplo.

Embora indiscutivelmente menos criativo e inovador do que o After Effects, o Premiere Pro é, sem dúvida, um software obrigatório para a produção de conteúdo de vídeo profissional de nível industrial.

Quais são os benefícios do Premiere Pro?

Interface

A interface do Premiere Pro é mais amigável e funcional do que a do After Effects. Isso ocorre principalmente porque a maioria dos iniciantes pensa com o cérebro de um editor não linear, ao invés do cérebro de um compositor ou animador. A interface do Premiere Pro permite que produtores de vídeo amadores criem vídeos imediatamente, enquanto o After Effects requer algum tutorial de vídeo sério assistindo, tentativa e erro e tempo nas ferramentas.

Você também pode economizar horas usando o Premiere Pro em conjunto com o After Effects. Ao iniciar o Premiere Pro e o After Effects ao mesmo tempo, você pode mesclar rapidamente as alterações do After Effects com o vídeo original usando o Premiere Pro, em uma fração do tempo que leva para renderizar diretamente do After Effects.

Facilidade de uso e fluxo de trabalho

Devido à sua interface mais amigável, o Premiere Pro é considerado muito mais fácil de usar do que o After Effects, criando um fluxo de trabalho mais suave e eficiente. Nos últimos anos, a Adobe trabalhou na criação de um fluxo de trabalho mais fácil para os editores de vídeo Premiere Pro, com uma de suas implementações mais recentes sendo o painel Essential Graphics. Resumindo: o Premiere Pro foi projetado para tornar o trabalho dos editores de vídeo o mais fácil possível. O After Effects, por outro lado, representa uma séria curva de aprendizado para aqueles que não estão tão familiarizados com ele.

Áudio e som

Quando se trata de áudio e som, o Premiere Pro está quilômetros à frente do After Effects. O áudio do After Effects é conhecido por ser difícil de trabalhar e, embora se diga que melhorou, o Premiere Pro ainda é superior fornecendo áudio de alta qualidade em tempo real que você não pode obter no After Effects. O Premiere Pro também possui um link direto para o programa de som da Adobe, Audition. Trabalhando no Premiere Pro em vez de no After Effects, você pode melhorar drasticamente a qualidade do áudio do vídeo.

Graduação, Correção e Renderização de Cores

Embora o After Effects ofereça ferramentas de correção de cores – mesmo apresentando um submenu dedicado no menu de efeitos – o Premiere Pro ainda se destaca quando se trata de gradação de cores, correção de cores e renderização.

O Premiere Pro fornece gradação de cor de nível profissional e ferramentas de correção, como osciloscópios, melhor manuseio de LUTs e controles mais delicados para ajudar a ajustar as cores e detalhes minuciosos.

Uma vez que sua filmagem tenha gradação de cor, o Premiere Pro oferece uma gama mais ampla de opções de renderização do que o After Effects como renderização no formato MP4. Embora você possa usar o Media Composer para exportar com o After Effects, o fluxo de trabalho do Premiere é superior para projetos MoGraph.

O Veredito Final

Então, qual desses programas você deve usar? Na verdade, tudo depende do projeto em que você está trabalhando. Na maior parte do tempo, fico trabalhando no After Effects para gerar os terços inferiores ou animações rápidas e, em seguida, juntando tudo e renderizando o produto final no Premiere Pro. No final do dia, não importará se você fez tudo no Premiere Pro ou no After Effects, o que importa é você encontrar um fluxo de trabalho que atenda às suas necessidades para que possa criar a melhor versão do seu vídeo.

Quer você seja um Team After Effects, Team Premiere Pro ou um fã de ambos, espero que tenha gostado desta batalha dos softwares de edição de vídeo! Embora cada programa tenha seus benefícios individuais, não há dúvida de que é melhor usá-los em conjunto.

Quer ir mais a fundo na edição de vídeo? Não esqueça de visitar nossa sessão de cursos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *