8 tendências de gráficos em movimento para 2022: da colagem animada à tipografia

Pronto para colocar sua criatividade em movimento? Do retro ao glitch, aqui estão as principais tendências de gráficos em movimento que prevemos para 2022

O mundo dos gráficos em movimento experimentou um grande impulso nos últimos anos. Enquanto os eventos presenciais foram atingidos durante a pandemia global, os criadores de vídeo recorreram a imagens de arquivo , animação e começaram a experimentar gráficos em movimento para criar novas maneiras de fornecer conteúdo.

Agora, os gráficos em movimento estão dominando em todos os setores. De animações sutis no aplicativo a vídeos promocionais completos, a versatilidade e a inovação dos gráficos em movimento são incomparáveis. E, como uma disciplina criativa diretamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia, não é surpresa que as tendências gráficas em movimento estejam constantemente mudando e evoluindo.

Nos anos anteriores, as tendências de gráficos em movimento consistiam em paletas de cores atraentes, animações dinâmicas, design simplista e elementos retrô. Mas o que 2022 trará? Da tipografia cinética ao movimento líquido, aqui estão as 8 principais tendências de gráficos em movimento que estamos prevendo que nos moverão no próximo ano… 

1. Colagem Animada

A colagem animada consiste em tudo, desde ilustrações e fotos até animações e imagens digitais, combinadas para criar uma aparência e uma sensação engenhosas. O resultado é uma coleção com curadoria de recursos visuais que trabalham juntos para contar uma história.

Por exemplo, esta colagem experimental de movimento da designer gráfica Andreea Robescu usa uma imagem em preto e branco de uma mulher como ponto de partida, antes de colocar em camadas cores rodopiantes, videoclipes de trens em alta velocidade e texturas de papel rasgado. O efeito é caótico, enérgico e em constante movimento, garantindo que o olho esteja ancorado na imagem central.

2. Tipografia Cinética

Texto e fontes são os principais componentes dos gráficos em movimento, e a tipografia cinética leva esses elementos de design para o próximo nível. Perfeito para capturar a atenção e contar uma história, o efeito de virar a cabeça da tipografia cinética o torna perfeito para anúncios, sites, videoclipes e sequências de títulos para filmes e programas de TV.

Essa tendência pode ser vista nesta coleção de Voting Art , projetada para incentivar as pessoas a se envolverem com a política. Enquanto algumas animações enfatizam cada letra individualmente, outras fazem a palavra inteira aparecer à medida que ela se expande e se contrai ou gira e gira para preencher a tela. 

3. Falha

Os efeitos de falha dão aos criadores de vídeo permissão para introduzir imperfeições que normalmente tentariam evitar a todo custo. Uma tendência que abrange disrupção, distorção e ruído digital, os glitches são ótimos para criar uma estética DIY crua e ousada que presta homenagem às impressoras analógicas e às animações desenhadas à mão. 

Veja este vídeo teaser do grupo feminino de K-pop Aespa , que pisca e se mistura entre ação da vida real e ilustrações de anime. 

Comece a criar seus próprios gráficos em movimento com falhas adicionando granulação, granulação e grunge aos seus vídeos. Apresentando estática cintilante, cores distorcidas e código binário verde neon, eles podem ser combinados com música e texto para adicionar uma vantagem aos vídeos explicativos, um abridor de canal do YouTube ou uma página inicial do site.

4. Formas isométricas 

Embora originalmente usadas no desenho técnico, as formas isométricas também estão sendo usadas por designers de movimento que procuram introduzir uma sensação 3D em suas animações 2D ou dar uma perspectiva única às suas renderizações 3D.

Isso contrasta com as projeções de um ponto, que, em vez disso, fazem os objetos parecerem menores quanto mais distantes estiverem do observador. 

“Na minha opinião, o trabalho de um designer gráfico em movimento é fácil com essa tendência”, diz Marco. “Como o design isométrico tem tudo a ver com simplicidade e representação precisa, você provavelmente receberá um pacote de ilustrações que precisam ser desconstruídas em camadas e reformadas de alguma forma animada. Você sabe muito bem onde tudo vai acabar.” 

Por outro lado, este exemplo do Spotify Premium, é uma ótima exibição de ângulos isométricos em um ambiente 3D . Ele mostra personagens animados ouvindo música em uma variedade de configurações e situações pop-up, passando do estudo para o exercício.

5. Retro 

Alguns estilos de design se tornam tão populares que definem uma era inteira – como o icônico rosto sorridente amarelo dos logotipos escritos à mão no estilo dos anos 1970 ou 1950. A tendência retro motion graphics usa esses estilos, imagens ou motivos que se tornaram eternamente incorporados na cultura popular para evocar uma sensação de nostalgia. 

“A coisa divertida sobre o retrô é – é tendência!” diz Marcos. “Mas o que torna algo ‘Retro’? Por exemplo, sempre que procuramos fontes retrô, geralmente temos que ser bastante precisos na escolha. É o dos Jogos Olímpicos do México de 1968? É aquele art déco fino do Grande Gatsby? Trata-se de saber o que constitui a sensação de uma época e deixar sua imaginação fazer o resto. É seu trabalho como designer de gráficos em movimento entender por que algo parece antigo, mas parece moderno. Porque assim como a moda, você nunca sabe quando aquela coisa estranha que seus pais gostavam está de volta.” 

Este exemplo inspirado nos anos 80 canaliza instantaneamente alguns dos programas de TV retrô mais reconhecidos, filmes e capas de álbuns da época com suas palmeiras tropicais, pastéis do pôr do sol e paisagens urbanas de néon.

Graças à adição de uma grade móvel, disparo de lasers e reflexos de lente, este plano de fundo animado é uma celebração da exploração espacial e da ficção científica que transforma a realidade. De Star Wars a Tron, é impossível não pensar nos anos 80 quando você vê esta criação roxo-rosa.

6. Efeitos de grão e textura

Semelhante ao glitch, essa próxima tendência se concentra em adicionar caráter usando imperfeições, como efeitos de granulação e textura – o tipo de ‘ruído’ de design que pode ser visto neste exemplo do coletivo de design Reverse Charades . Com suas imagens de humanos e objetos domésticos, além de formas simétricas e rabiscos, esta montagem não apenas destaca o efeito granulado, mas também é um ótimo exemplo de mídia mista em gráficos em movimento. 

7. Transformação

Como o nome sugere, essa tendência se refere a um efeito especial que transforma as animações em transições perfeitas. O efeito é suave, aerodinâmico e completamente transportável.

Combinando ruas movimentadas da cidade e skylines cintilantes com a Torre Eiffel e Champs-Élysées, esta exibição de gráficos em movimento dá vida a Paris em movimento vívido. Apresentando vários locais em apenas alguns segundos, oferece uma visão rápida e atraente da Cidade das Luzes.

Em contraste, este vídeo da Wacom que anuncia a caneta moderna da marca se baseia em objetos abstratos que se transformam e se fundem. Aqui vemos formas, materiais e texturas se transformarem e mudarem em um piscar de olhos, mantendo o público constantemente adivinhando o que está por vir. Ele também tem um elemento de nossa próxima tendência, Liquid Motion. 

8. Movimento Líquido

Nossa tendência final para este conjunto de gráficos em movimento é o movimento líquido. Esta técnica cria movimentos renderizados para ter uma qualidade e consistência semelhantes à água. Escorrendo e fluindo de ondulações para ondas, essas animações lembram a arte psicodélica de 1960 com um toque moderno. Combinada com a tipografia em espiral, esta tendência espelha o líquido em movimento. 

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