8 Tendências de Design 2022

Pronto para explorar o futuro do design? Aqui estão 8 tendências inovadoras de design a serem observadas em 2022.

O design gráfico é uma indústria altamente influente. As tendências, estilos e técnicas de design literalmente moldam o mundo visual ao nosso redor, impactando tudo, desde moda e design de interiores até mídia social e marketing. Portanto, com um novo ano chegando, pensamos que era hora de prever quais tendências de design gráfico dominarão as indústrias criativas em 2022.

Enquanto o mundo continua a navegar na pandemia global e se adaptar ao ‘novo normal’, os tipos de conteúdo visual que estão sendo criados e consumidos estão evoluindo. Enquanto alguns designers estão explorando tendências futurísticas, como design 3D , surrealismo e NFTs , outros estão levando sua arte de volta ao básico , retornando ao retro e abraçando a simplicidade.

1. Design 3D

Ilustração 3D

Graças às tecnologias e recursos de software em constante evolução, cada vez mais designers estão adotando a ilustração 3D. Essa tendência gira em torno da experimentação e do afastamento de ilustrações vetoriais planas em direção a um estilo mais detalhado que favorece a profundidade e a dimensão. Estamos vendo designers incorporando animações, fotos e ilustrações planas em seus trabalhos 3D, resultando em algumas criações que chamam a atenção. Variando do incrivelmente realístico ao atraente abstrato, esses designs são perfeitos para web design, branding e conteúdo de mídia social.

Tão divertida quanto poderosa, a ilustração 3D está começando a confundir os limites entre o físico e o digital – como pode ser visto nesta ilustração 3D de Khyati Trehan. Uma mistura de homem e máquina, o trabalho de Khyati apresenta peças móveis e um efeito de sombra dramático para chamar a atenção do observador para os mecanismos desta criação 3D.

Tipografia 3D

A tipografia 3D é outro aspecto importante da tendência do design 3D. Este estilo adiciona um efeito realista ao seu texto e permite que as palavras praticamente saltem da tela.

Um ótimo exemplo de tipografia 3D pode ser visto nessas frases simples que foram trazidas à vida pelo designer Ben Fearnly. De balões de hélio protuberantes e cadarços giratórios a um logotipo da Chanel feito de bolo, realmente não há limites quando se trata de letras 3D.

2. Maximalismo

Esta próxima tendência de design é rejeitar a simplicidade e abraçar o excesso. Extraindo muito do Antidesign, o maximalismo satura os sentidos com combinações de cores ousadas, padrões contrastantes, imagens em camadas e motivos repetidos. No ano de 2022, esperamos que o maximalismo aumente ainda mais a peculiaridade e o fator cor.

Mais é mais! A tendência do maximalismo não é para os fracos. Como seu primo anti-design, o design maximalista não segue as regras. Pense em cores ousadas, texturas ricas, fontes divertidas e fotografias interessantes, tudo reunido para criar um banquete para os olhos.

3. Logotipos simplificados

Do maximalismo à simplificação!

Ainda em 2021 grandes marcas se reinventaram. Projetar um logotipo simplificado é uma das maneiras mais fáceis de dar vida a uma marca existente. Seja para atrair um novo público, parecer mais acessível ou simplesmente fazer uma reforma, muitas empresas estão começando esse processo do zero o que significa reduzir os detalhes excessivos e os elementos de design complexos.

Estamos vendo uma mudança para designs mais simples e refinados que são reconhecíveis em tamanhos pequenos e grandes, na tela e fora dela. Detalhes menores são omitidos em favor de formas vetoriais planas e paletas de cores limitadas a um ou dois tons. O resultado é um logotipo mais limpo e jovem, e um novo sopro de vida para marcas que conhecemos e amamos.

Recentemente, a marca de lanches Pringles mudou sua embalagem com um logotipo mais despojado, enquanto o Burger King revelou uma atualização moderna em seu design dos anos 90. Da mesma forma, a Volvo reduziu a cor e optou por um logotipo totalmente preto, mantendo sua marca reconhecível.

4. Retro minimalista

Retro minimalista apresenta fontes da velha escola, paletas de cores orgânicas, tons quentes, sombras suaves e texturas naturais. Um aceno elegante e nostálgico para layouts de revistas vintage dos anos 70 e capas de discos, esta tendência versátil se adapta especialmente bem a logotipos de empresas, recursos editoriais e embalagens de produtos.

Pense em fontes serif, tons quentes empoeirados, sombras suaves e texturas naturais. Este estilo funciona particularmente bem com modelos de produtos e modelos gráficos.

A agência de design de Melbourne Date of Birth dominou o retrô minimalista com sua marca para a pasta de dente ROCC , ostentando uma identidade visual que é nostálgica e moderna ao mesmo tempo. Isso é conseguido com uma fonte retro robusta em tons de rosa e roxos modernos em um fundo verde-floresta limpo.

5. Surrealismo abstrato

Oferecendo uma fuga da realidade, o surrealismo abstrato está levando a estética futurista a um nível totalmente novo. Essa tendência costuma apresentar ilustrações fantásticas, imagens evocativas e paisagens bizarras, que parecem algo saído de um sonho ou talvez até mesmo de um pesadelo.

Como outras tendências de 2021, o surrealismo evoca uma fuga da realidade. Minha previsão de longo prazo é que o cromo do arco-íris e as cenas surreais irão se mover em direção a uma nova reimaginação da estética futurista.

Basta olhar para essas cenas surreais do auto descrito ‘artista digital iridescente’ Madebystudiojq , que incorporam cromo arco-íris em uma variedade de designs peculiares. As poltronas assumem a leveza dos balões, as salas de estar são forradas de pele rosa brilhante e um sofá de couro flutua na água. O resultado é enervante e totalmente cativante.

6. Gradientes suaves sonhadores

Gradientes suaves sonhadores são uma das próximas tendências que estão tomando conta do mundo do design gráfico. Apresentando uma aparência etérea, tons pastéis suaves e texturas granuladas, esses gradientes estão sendo usados ​​em todos os lugares, desde o design de apresentações até as postagens de branding e mídia social, devido à sua estética visualmente agradável.

Os gradientes já percorreram um longo caminho na execução técnica do que é possível. Isso levou a uma exploração e desenvolvimento empolgantes com misturas irregulares e multicoloridas entre a comunidade criativa.

Abraçando gradientes oníricos de braços abertos, a designer Daria Suslova optou por uma abordagem ondulada e nebulosa em toda a marca e conteúdo de mídia social do WAV . O resultado é calmante e descontraído, com uma paleta de cores do nascer ao pôr do sol.

7. Abraçando a Simplicidade

Depois de alguns anos desafiadores, estamos vendo muitos designers gráficos voltarem ao básico , entregando designs descomplicados e reconfortantes. É verdade, estamos vendo muitos criativos se tornarem mais focados nas coisas simples da vida. Por quê? Talvez a pandemia tenha levado as pessoas a desejar consistência, ou talvez esta seja simplesmente a próxima iteração da tendência do design orgânico . De qualquer forma, a simplicidade pode ser uma lufada de ar fresco em um mundo supercomplicado.

A pandemia gerou uma cultura de aversão ao risco, em que os criadores se apegam ao que sabem e entregam às pessoas o que já estão familiarizados. Isso pode ser devido à falta de fundos ou oportunidades limitadas para colaborar e ver / usar / vestir coisas no mundo real durante o confinamento. Quer se trate de moda, interiores ou design gráfico, as pessoas produziram e buscaram um design aconchegante, clássico e fundamental para passar esse tempo.

8. Minimalismo colorido

Embora o minimalismo seja frequentemente associado a paletas monocromáticas e espaços em branco, optar por um visual minimalista não significa perder a cor. A tendência do minimalismo colorido provou ser particularmente popular para branding , combinando quantidades generosas de espaço em branco com pops atraentes de cores vivas ou vice-versa. Com o minimalismo colorido, os designers tendem a se limitar a algumas cores simples em uma única composição para enfatizar um recurso específico – como os respingos de cor de fundo que aumentam os rabiscos monocromáticos neste cartão de visita da K.Friedrich Design.

Isso é suficiente para as tendências de design gráfico que você verá em 2022. Para obter mais dicas e tendências de design, verifique as principais Idéias do Procreate para 2022 ou essas 8 dicas de especialistas para impulsionar sua empresa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *